ARTESÃO DARSETO DIAS “DONIZETE” RECEBE HOMENAGENS DO LEGISLATIVO ISABELENSE
Darseto Dias, popularmente conhecido como senhor Donizete, em vida, ficou conhecido como o artesão que esculpe animais em madeira, ganhou notoriedade esculpindo carros de bois.
Filho de Osório Eugênio Dias e Aparecida Feliciana da Silva, natural de Reginópolis-SP, foi vítima de poliomielite aos cinco anos e teve seus movimentos afetados, mas nunca esmoreceu diante das dificuldades de acessibilidade que esta enfermidade lhe trouxera. Trabalhou cortando arvores com machado no chão, capinou puxando enxada nos cafezais, com um braço só, pois em outro levava a muleta.
Donizete chegou em Santa Isabel em 1967, casou-se com uma paranaense e teve dois filhos, um mora em Jacareí, e o outro faleceu com 60 dias de vida. Seu filho recém-nascido e sua mãe foram enterrados no cemitério municipal. Kaleb Dias, filho do artesão, reside em Jacareí, trabalha na prefeitura local, é casado e tem dois filhos: Rafael e Filipe.
Antes de se tornar artesão foi funcionário da Karibê por dois anos, e logo se aposentou. Como sempre gostou de trabalhar e sua deficiência nunca foi empecilho para nada, por curiosidade Donizete passou a talhar madeiras, isso o distraia. “Nunca havia pensado em fazer nada artesanal, mas com a aposentadoria passei o tempo folheando revistas, em especial revistas com animais, e comecei a fazê-los na madeira. ”
Utilizava madeiras como: pinus, quiri ou figueira brava, doadas por empresas da região, ou colhidas por ele na beira da represa. Assim, atendeu muitas encomendas de outros municípios, e turistas iam até sua oficina para adquirir um de seus trabalhos.
Em 2018, recebeu o título de Cidadão Isabelense, homenagem feita pela vereadora Teresinha Lopes Pereira Penteado Pedroso (Teresinha Arquiteta), devido ao seu destaque através de suas artes que retratavam bastante a cultura isabelense. Quem o acompanhou na vida artesã foi seu filho adotivo, Washington Luiz, que aprendeu o ofício de seu pai.
Darseto faleceu em 6 de setembro de 2022, vítima de pneumonia.
Em junho de 2023, em homenagem póstuma, a Câmara de Santa Isabel por iniciativa do vereador Marcos Felipe de Oliveira Barbosa (Marcos Cannor) concedeu ao artesão Darseto Dias a denominação da via pública que tem seu início no encontro do final da Avenida Rio de Janeiro com a Rua Francisco Machado Lobo, seguindo por uma extensão de aproximadamente 1.300m, cruzando a Rua Chico da Marvina e terminando seu projeto no encontro com a Rua Joel de Souza. A Rua Darseto Dias, está localizada no bairro jardim Vista Verde.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Santa Isabel